Blogando



Resultado de imagem para sigla do sus

Cirurgia da Vesícula Biliar por método tradicional (corte) pelo SUS

Olá
Hoje aqui no blogando gostaria de compartilhar minha experiência com a famosa cirurgia para remoção da Vesícula Biliar.Pois é ,após longos 35 aninhos juntas tivemos de nos separar por nada a mais nada á menos do que 33 pedrinhas ,quase 1 para cada ano de vida.
Bom se você ou alguém que você conhece vai fazer,leia o post até o fim que vou deixar umas diquinhas e compartilhar a sofrência!

Pra começar após passar um mal daqueles por diversos dias entre idas e vindas do Hospital e diversas injeções na veia surgiu um médico que sugeriu o ultrassom porque desconfiou do problema fui lá fiz e .... tcharam eram mesmo diversas pedrinhas e CIRURGIA disse ele sem relutar.
Marquei consulta com cirurgião e anestesista daqui do Hospital da minha cidade e em 1 mês estava indo para o centro cirúrgico.Eu sentia muita dor que "pegava"da metade do abdômen do lado direito até a metade das costas também do lado direito, sentia enjôos e tive muitos gazes , diarréia e dor de estômago, esses eram os principais sintomas se você se identificar com eles vale a pena fazer um ultrassom do abdômem principalmente se tiver na família casos de pedra na vesícula porque se sua mãe por exemplo tiver, as chances de você vir a ter são grandes!

Outro detalhe, eu pesquisei sobre tratamentos naturais mas os riscos são grandes de uma pedrinha cair no pâncreas por exemplo e colocar a vida em risco então se o médico te indicar cirurgia faça não se arrisque em métodos naturais ou qualquer coisa que ver na internet!

Bom então vamos lá .....

É uma cirurgia comum (muitas pessoas fazem) porém não é simples não, se te disseram que era estão equivocados. Ficamos muito ansiosos pela cirurgia em si com receio da anestesia, pensando se irá correr tudo bem e por aí vai né.... mas se você fez os exames pré operatórios e deu tudo ok não há o que temer. No centro cirúrgico eu não vi nada, hoje em dia é uma beleza nos aplicam lá um "boa noite cinderela" eu só acordei depois de tudo acabado sem vesículas sem pedrinhas e sem poder movimentar porque estava sob efeito da anestesia ainda.
Eu sei que é quase impossível não ficar tensa mas tente guardar as energias para o pós operatório que é horrível, eu tirei os pontos (levei 9 pontos) com 18 dias demora muito para conseguir se virar. deitar e levantar sem ajuda, nada de carregar peso e fazer esforço algum, traduzindo você ficará inútil por alguns dias!

No meu caso eu tive muitos gazes e meu intestino soltou muito, um exemplo bom é após o almoço em menos de 10 minutinhos sinto uma dorsinha e saio correndo e é bom que o banheiro esteja desocupado senão.....
Apesar do médico me dizer que eu podia comer de tudo .por 30 dias não consumi carne de porco, nem ovos e nem couve,e evitei frituras mas comi sim algumas coisinhas fritas sem exagero.
Se você tem crianças que dependem de seu colo ou que você as leve ou busque na escola que foi o meu caso já deixe alguem no jeito para fazer isso por você.
Se precisa cozinhar, lavar passar e etc combine com maridão ou alguem que possa te ajudar ao menos nos primeiros 20 dias, porque por mais que você queira se virar sozinha acredite o corte vai te lembrar que ele está lá (eu tentei).E não se vire mesmo sozinha para evitar uma bela ulcera e ter que voltar ao centro cirurgico tá!

Quando for para internar por favor alimente-se bem até se sentir cheia porem não coma uma comida pesada eu comi uma canja com carne e legumes antes de encerrar  alimentação e entrar no jejum, isso vai te manter forte após a cirurgia e evitar aquela vontade louca de comer e vomitar tudo depois ok!
Se por acaso tiver tosse após a cirurgia pegue um travesseiro coloque na barriga segure firme isso vai te ajudar a tossir sem sentir tanta dor funcionou comigo.
Quando as enfermeiras forem te praparar ou seja colocar o acesso(agulha na sua veia) peça gentilmente para que peguem uma veia no seu braço na parte superior ou em cima das mãos isso vai te ajudar a se movimentar depois porque você terá que se virar sozinha(o) depois que cessar o efeito da anestesia (+ ou _ 6 horas após a cirurgia) portanto se o acesso tiver nas juntas (onde dobramos o braço) você terá dificuldades para mover o braço ao ir ao banheiro ou tomar banho por exemplo.
Aqui onde moro o hospital pede que a gente se interne na segunda- feira, opera na terça- feira cedo e sai na quinta-feira na hora do almoço mas acho que apesar de ser SUS acredito que são as normas do hospital da minha cidade, mas cada um tem a sua.

Hoje dia 04/09/17 mais de 70 dias após a cirurgia eu sinto coceira no corte e as vezes ardência, o médico disse que é normal devido a cicatrização interna , voltei a trabalhar , me sinto bem mas como fico muito tempo sentada no meu trabalho sinto um desconforto no corte quando chego em casa deito um pouco antes de começar as atividades do lar, não forço meu corpo.
Eu sou grata ao pessoal do hospital da minha cidade e ao Sus também porque foi tranquilo ,correu tudo bem e fui muito bem tratada.

Eu engordei 3 kg porque comecei a comer muito depois da cirurgia, antes eu passava mal então não conseguia, agora que não sinto dor exagerei um pouco, então já estou me policiando porque senão engorda muito, não pela cirurgia mas por não ter dor e desconforto exageramos sem perceber!

Outra coisa normalmente os médicos nos dão 15 dias de atestado você leva no seu trabalho e somente após esses 15 dias é que marcarão junto ao inss a sua perícia médica que normalmente dão mais uns 45 dias pra você se recuperar dependendo da sua atividade e a carta do inss chega uns 15 dias após você passar na perícia (a minha levou 20) , ou seja demora muito e você fica sem grana e confinada ao lar por alguns dias também sem poder sair para resolver nada nos bancos na rua etc...
Então.... se você tem coisinhas para acertar acerte antes da cirurgia e poupe uns trocadinhos também porque você vai precisar de remédinhos após a operação.

Boa sorte e vai em paz fazer sua cirurgia, mas já prepara a equipe de ajuda aí em casa no seu pós operatório porque a cama e o sofá serão suas únicas atividades por uns dias!
Abraços e boa sorte!



Comentários